terça-feira, 10 de março de 2009

Apple Quinta Avenida, New York Por Efigênia Coutinho

A Grande Maçã. Manhattan vista do alto do extinto World Trade Center


A Grande Maçã (em inglês: Big Apple) é um apelido da cidade americana de Nova Iorque, que se popularizou na década de 1970. Não se sabe ao certo sua origem, mas acredita-se que a expressão data de 1921, quando foi usada numa coluna de corrida de cavalos, em um jornal da cidade, o New York Morning Telegraph. A coluna foi escrita por John J. Fitzgerald, que creditou posterimente, em 18 de fevereiro de 1924, trabalhadores afro-americanos que trabalhavam em um estábulo em pista de corrida de cavalos, em New Orleans.
História do termo
Embora a história da Big Apple foi outrora considerado um mistério, investigação nas últimas duas décadas, principalmente por referir etimologista amador Barry Popik e Gerald Cohen professor do Missouri Universidade de Ciência e Tecnologia, tem proporcionado razoavelmente uma imagem clara do termo da história. Antes de seu trabalho, houve uma série de falsos etymologies, dos quais o mais ridículo foi o pedido, posteriormente exposta como uma brincadeira e, agora substituído na fonte web site com informação mais precisa, que o termo derivado de uma Nova Iorque cujo bordel cafetina era conhecida como Eve.
A Big Apple foi primeiro popularizada como uma referência para Nova York, por John J. Fitz Gerald, em um número de Nova York Morning Telegraph artigos na década de 1920, em referência a Nova York horse-racing. A primeira delas foi uma referência casual em 3 de maio de 1921:
JP Smith, com Tippity Witchet e outros do LT Bauer seqüência, está agendada para começar a "big apple" a-dia após uma campanha de mais prósperas Primavera Bowie e Havre de Grace.

Apple, foi o primeiro equipamento a 30 anos,
aqui ao Brasil, que eu tive contato direto.

Big Apple, fica aberta vinte e quatro horas
para atender seus clientes. E, é linda sua entrada.

6 comentários:

PATRICKÍSSIMO disse...

Fantástica essa arquitetura de vidro, creio eu! Nova Iorque será sempre cosmopolita ao cubo.

Estive por aqui.

Mauricio Consulo disse...

Efigenia, voce esta correta em dizer que John Ftiz Gerald cunhou o termo "Big Apple" durante a corrida de cavalos. Agora, quem realmente divulgou este termo foram os musicos de Jazz, a Big Apple era o grande premio, para eles tocar em NY era a gloria plena como musico. Como este estilo de musica marcou epoca e fez varios fans o termo "Big Apple" ficou gravado para sempre como sinonimo de NY.

Apenas uma contribuicao para o site!

Keep on Shining!!!

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Maurício, receber seus comentários, somente vem somar
ao evento proposto, onde você sabe e conhece ,bem NY, e sua História.
Todo este brilho, vem em conjunto, com vocês. Obrigada,
Efigênia

Pixel disse...

Ola!
venho retribuir a sua visita, agradecendo o seu comentario!!
vi todos os seus blogs e adorei!!
mas comento aqui porque a foto da maça esta muito poderosa!!!
impressionante!!

ate breve!!

Pixel disse...

ola de novo!!
eu sei bem o que é fotografar aos milhares, com apenas um assunto.
gosto muito tambem de guardar todas as fotos que faço; por muito mal que pareçam, um dia mais tarde, quando as olhar de novo vão parecer perfeitas!! eu vou seguir os seus blogs porque gostei muito do que encontrei!!! mas não gosto muito de comentar o que se escreve, mas aprecio!!!

Cumprimentos sinceros!!!
Até breve!!!

Lista Telefonica disse...

legal